Quem sou

 

Jarbas Oliveira, Fotógrafo e Jornalista. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com Especialização em “Teoria da Comunicação e da Imagem”, onde também foi professor substituto  de Fotojornalismo por cinco anos.

Atua como Documentarista  e Fotógrafo Free-lancer para os principais Jornais e Revistas do Pais e Agências de Notícias Nacionais e Internacionais como Folha Press (SP), Agência Estado (SP), Futura Press (SP), Agência Globo(RJ), Agência Reuters, EFE e revistas e Jornais de Circulação Nacional e Assessorias de Comunicação de Todo País. 

Em 2009 publicou um livro sobre a praça mais importante de Fortaleza: “O LIVRO DAS HORAS DA PRAÇA DO FERREIRA”.

Participou ainda dos livros “Memória do Caminho”, “Ceará Terra da Luz” e “Beberibe, Mar, Sertão e Gente”.

Em 2012 publica “Da cor do Norte “. Com texto de João Paes Loureiro, o livro  mostra o universo em volta da produção dos Brinquedos de Miriti, uma tradição na cidade de Abaetetuba, região do baixo Tocantins, no estado do Pará.

Em 2014 publica o livro “No Ângulo” – Copa das Confederações em Fortaleza. A publicação traz um registro fotográfico da Copa das Confederações de 2013, quando a capital cearense foi uma das sedes do torneio de futebol.

Em 2016 publica “O Livro dos Mestres”. O livro reúne Fotografias e mergulha na história de 79 Mestres da Cultura do Estado do Ceará, com perfis sempre em primeira pessoa que transportam o leitor a peculiaridades durante o processo de abordagem, entrevistas e as fotos propriamente dita. E cor, muita cor.

Participou das Exposições “Da cor do Norte”, no Sobrado José Lourenço, (Fortaleza); Salão de Abril (Fortaleza); América Latina: 500 anos de Conquista, Ocupação, Submissão”, (Munique, Alemanha). “Foto-Retrospectiva 2000”, dos Repórteres Fotográficos de São Paulo (São Paulo), “Somos Todos Fotógrafos” na Galeria Casa D’Arte (Fortaleza); “Encontros de Agosto” (Fortaleza); “Território Expandido” (Galícia-Espanha)